Meu Score de crédito: Como aumentar ou melhorar?

Meu Score de crédito: Como aumentar ou melhorar?
3 votes

Como aumentar meu score de crédito? Todo cidadão que vive nos Estados Unidos da América tem uma identificação com um número conhecido como seguro social (SSN – Social Security Number) e atrelado a isso tem um fator que determina praticamente tudo, é o Credit Score – relatório de crédito. A qualificação de uma pessoa é simplesmente medida através de pontos.

Isso mesmo que você leu e.., não há nada de mais nisto. Para processar toda essa informação creditícia, existem 3 empresas mais importantes que fazem os cálculos para se ter o credit score. A Equifax, a Experian e a TransUnion.

Como aumentar score de crédito

Outra empresa que faz toda diferença nesse processo – Fair Isaac Corporation, também conhecida como FICO, ela foi a primeira instituição a criar um modelo de sistema como o que eles tem atualmente que é credit score no ano de 1958. No sistema FICO, a pontuação de crédito mínima é 300 e a máxima de 850 pontos, sendo que 60% dos relatórios de crédito beiram os 650 e 799 pontos, acima disto é excepcional.

Qual a melhor pontuação no score?

Uma boa pontuação de crédito fica em torno dos 700 pontos, com isso já dá para fazer praticamente tudo quando o assunto é empréstimos pessoas, financiamentos e serviços e produtos financeiros. No entanto abaixo de 600 é considerado um crédito ruim. A pontuação de crédito SCPC e Serasa está liberada desde o inicio do mês.

No Brasil o score inicia em 300 e vai até os 1000 pontos. O jogo começa ficar bom a partir dos 701 pontos.

É um fator preponderante na vida do cidadão uma vez que o credit score diz o que se pode comprar e em quantas vezes se pode pagar. No entanto, tem benefícios, com credit score bom, o cidadão tem acesso as valores de taxas de juros mais baixas, isto se dá graças ao risco declarado no relatório.

A influência do escore na vida financeira?

Cada vez que um cidadão americano ou portador do SSN, correspondente ao CPF do Brasil, compra um produto ou serviço financiado e paga tudo em dia até o final, alguns pontos são acrescentados ao relatório.

Mas, ao contrário, cada vez que não é realizado um pagamento e deixado para traz contas e dívidas, alguns pontos são descontados do credit score. A influência do escore é tão grande que pode mudar a vida de uma pessoa.

Para formar o cálculo, muitas informações são usadas no credit score, um exemplo: o número de vezes que a pessoa acessou o mercado financeiro em busca de crédito, empréstimos, cartões de crédito ou produtos de crédito e serviços financeiros. Leia também como funciona o Score de crédito.

Com o passar dos anos tendo score de crédito positivo, o seu relatório começa favorecer saltos mais altos, um score acima da média no momento de comprar uma casa ou de um veiculo com taxas de juros muito mais baixas.

Ou o contrário. Como score baixo, demonstra para quem está vendendo para você é um está diante de um comprador de risco e por isso as taxas de juros deverão ser mais altas ou se quiser, pode decidir em não te vender absolutamente nada.

Serasa, SPC Brasil e SCPC Boa Vista – o que são?

São empresas privadas que medem o score e permitem a consulta aos relatórios de crédito do cidadão brasileiros. No Brasil um modelo como o credit score americano iria deixar muita gente passar mal, na minha opinião, o sistema Serasa e o SPC do Brasil não tem seque transparência, nosso sistema de crédito mostra simplesmente aquilo que você não pagou, mas não mostra se você honrou as responsabilidades de crédito assumidas nos por muitos anos.

Atualmente temos um sistema chamado “Cadastro Positivo” mas ele é obrigatório e poucas pessoas aderiram ou seque sabem que o sistema de pontuação existe para beneficiar quem esta inscrito nele. Vale lembrar que o credit score (score de crédito), é utilizado até mesmo para procurar um emprego, e muitas empresas fazem uso da consulta para contratar seus funcionários.

O Score tem como base, mostrar o grau de responsabilidade que um cidadão tem a respeito das sua finanças pessoais, financeiras e o modo como ele conduz sua vida.

Claro que se você, por motivos econômicos, acabou arruinando seu crédito e atualmente está com o nome sujo, com restrição no Serasa e SPC e não consegue crédito em lugar algum, você pode começar eliminar seus pontos negativos e começar um processo para aumentar o score, como está acontecendo com muita gente agora.

Se você quiser saber mais a respeito, consulte aqui