Como funciona a pontuação de crédito – Você sabe?

Como funciona a pontuação de crédito – Você sabe?
Gostou? Então Vote!

Como funciona a pontuação de crédito? Muitos de vocês já devem ter ouvido a palavra “pontuação de crédito“, “crédito score” ou “histórico de crédito“, uma dessas três palavras sempre é mencionado com frequência quando alguém solicita um empréstimo.
Você sabe como funciona a pontuação de crédito

Você sabe o que isso significa pontuação de crédito? Vamos lá… sua pontuação de crédito ou pontuação de crédito é realmente uma indicação de sua dignidade de crédito. Quando os bancos e instituições financeiras consideram te emprestar uma quantia em dinheiro, eles querem ter certeza de que você é capaz de pagar pelo empréstimo junto com um interesse aplicável.

Essa pontuação de crédito é que vai determinar a sua capacidade de pagamento. Uma vez que esta pontuação determina se você seria capaz de obter um empréstimo ou não, vamos entender o significado da pontuação de crédito e fatores que influenciam.

O que é pontuação de crédito?

A pontuação de crédito é um número de três dígitos que variam de 300 a 900 com base em seu histórico de crédito. A empresa de relatório de crédito coleta seus registros de transações de crédito relacionadas para poder chegar num número determinante.

Eles usam essas informações para criar seu relatório de informações de crédito e atribuir ao seu cadastro uma pontuação. Esta pontuação fica disponível para os bancos e instituições financeiras e eles usam para determinar sua elegibilidade.

Uma pontuação de crédito acima de 750 geralmente é considerada boa. Os credores permitem empréstimos a pessoas com pontuações superiores a 750. Na verdade, quanto mais perto você está de 900, melhor as chances de você conseguir um empréstimo. As pontuações mais baixas são consideradas ruins e você pode enfrentar problemas fazendo uso de um empréstimo se sua pontuação de crédito é inferior a 750.

Fatores que constituem e influenciam sua contagem do crédito

Sua pontuação de crédito é calculada de uma forma muito cuidadosa, com base em uma série de fatores. Esses fatores formam uma parte de sua pontuação de crédito e também começa a influenciar esse crédito no mercado. Vejamos quais são esses fatores:

  • Histórico de reembolso

Sua pontuação de crédito entra em cena assim que você fizer uso de qualquer crédito (empréstimos ou cartões de crédito). O histórico leva em conta todos os pagamentos que você fez para qualquer crédito que você aproveitou.

O histórico de pagamentos é o fator que mais será levado em conta na sua pontuação. Se você nunca deixou de pagar seus empréstimos ou as faturas de cartão de crédito, o seu histórico de pagamento certamente seria bem favorável e a aumentaria a sua pontuação de crédito global.

  • Mix de crédito

O próximo fator levado em consideração em sua pontuação de crédito é o tipo de empréstimos ou créditos usufruídos por você no passado. O mix de crédito mede a proporção de empréstimos garantidos para empréstimos não garantidos em sua carteira de crédito.

Ele também leva em conta o comprimento de seu histórico de crédito, ou seja, por quanto tempo você  se beneficiou de empréstimos existentes. Empréstimos garantidos são melhores porque eles refletem uma visão geral da sua vida financeira.

Existem alguns tipos de empréstimos garantidos que geram um impacto favorável sobre a sua pontuação de crédito como: empréstimo pessoal educação, auto empréstimos, empréstimo imobiliário … Mas por outro lado, empréstimos pessoais e cartões de crédito são empréstimos não garantidos.

No entanto, os empréstimos não garantidos geram para você uma menor pontuação de crédito.

  • Exposição de Crédito

O próximo fator é a quantidade de crédito que você utilizou. Um crédito mais elevado utilizado por você dentro de um curto período de tempo é ruim para o seu histórico. Ele descreve que você pode estar vivendo além de seu nível de renda e isso acaba entrando de uma forma negativa em sua avaliação. Exposição de crédito domina 25% de sua pontuação de crédito.

  • Outros Fatores Diversos

Os últimos 20% de sua pontuação de crédito é composta de vários fatores menores como a utilização, por quanto tempo você tem utilizado seu crédito e seu comportamento atual referente a pagamentos.

Existem alguns pontos que você deve se lembrar com referência à sua pontuação de crédito. Estes pontos são os seguintes:

  • Sua pontuação de crédito é dinâmica. Ele muda de acordo com o que acontece em seu histórico de crédito.
  • Se você tem uma pontuação baixa, você pode melhorar isso, tomando medidas corretivas, como reduzir os instrumentos de crédito, fazer pagamentos dentro do prazo, ter empréstimos garantidos, etc
  • Antes de solicitar um empréstimo, você deve verificar sua pontuação de crédito.
  • Inquéritos múltiplos em sua pontuação de crédito têm um impacto negativo. Assim, ao solicitar um empréstimo, não faça vários pedidos.

Sua contagem de crédito é como sua folha financeira, ela que vai te representar diante dos credores então, entender como sua pontuação de crédito funciona, é essencial para que você mantenha sua vida financeira sadia e apta para possíveis emergências.

Veja também:
☛ Pontuação de crédito SCPC liberada e grátis!
☛ Meu Score de crédito: Como aumentar ou melhorar?
☛ Score: Como funciona o Score de crédito Serasa

Agora que você sabe como funciona a pontuação de crédito, basta acessar um dos três sites online do SCPC, Serasa Experian ou SPC Brasil e se cadastrar para ter seu relatório gratuito ou;

Se você quiser saber mais a respeito de como aumentar seu score de crédito ☛ consulte aqui