Cooperativas de crédito: Qual a vantagem financeira

Cooperativas de crédito: Qual a vantagem financeira
Gostou? Então Vote!

Cooperativas de crédito são organizações consolidadas em prol de um objetivo comum”. Este tipo de associação de pessoas já existe há muito tempo e desde as primeiras civilizações as pessoas se juntam para formar elos mais fortes em vez que agirem sozinhas ou por conta própria.

cooperativas de crédito

Em geral, sem essa estratégia ou agindo sem unidade os cidadãos possuem pouca expressão ou capacidade para lutar por novas conquistas. Vamos partir do pressuposto de que a união faz a força, sendo assim, unir-se em grupo terão mais força, voz e poder econômico.

O que são Cooperativas de crédito ?

Cooperativas de crédito – são entidades financeiras, formadas por uma sociedade de pessoas denominadas de cooperados. Normalmente são constituídas sem fins lucrativos por natureza e fiscalizadas pelo próprio Banco Central – BC.

As Cooperativas de crédito têm por objetivo possibilitar aos cooperados a obtenção de serviços e produtos financeiros de forma mais simples, e com um custo bem menor quando comparado aos serviços de crédito ofertados por organizações convencionais como bancos e financeiras.

#1 – Cooperativas tem sócios e não clientes

O lema geral do cooperativismo é “cooperar para crescer”, ou seja, todos que fazem parte são considerados donos e contribuem para desenvolver o negócio.

Há um grande diferencial entre bancos privados e as Cooperativas de crédito, pois nas cooperativas, os clientes são tratados efetivamente como sócios e não apenas como clientes.

Ser tratado de forma personalizada é uma das grandes vantagens que o cooperado possui, além disso, todo cooperado detentor de cotas independente da quantidade e de quanto tempo às possui, tem direito a voto e poder de decidir por meio de assembleias sobre o futuro e administração da organização.

#2 – Legislação das Cooperativas para crédito

No nosso país, o Brasil, por falar em legislação, as cooperativas podem ser equiparadas as demais instituições financeiras (Lei nº 4.595), por isso respondem diretamente ao Banco Central.

Porém as semelhanças ficam por conta apenas da legislação e dos serviços financeiros ofertados, diferentemente dos bancos privados as cooperativas buscam:

1 – Crescimento conjunto.
2 – Investimento na sociedade.
3 – Na continuidade da instituição.
4 – No benefício para seus cooperados.

#3 – União de pessoas para formar Cooperativas

A união de pessoas distintas geram a formação de cooperativas, isso ocorre geralmente por terem alguma necessidade geral em comum, seja ela financeira, administrativa, educacional, trabalhista etc.

Com finalidade pré-definida, todos juntos e cooperados terão muito mais força para lutarem por seus objetivos, projetos e conseguirem auxílio financeiro.

“Para ser um cooperado não é necessário ser possuidor de riquezas ou possuir negócios milionários, ao contrário do que muitas pessoas pensam, qualquer pessoa pode fazer parte de uma cooperativa”

#4 – Como fazer parte de Cooperativa de crédito ?

Para fazer parte de uma Cooperativa de crédito, basta ser cliente de algum dos serviços que a cooperativa oferece e ou realizar algum investimento junto a organização como cooperado, o mais comum é adquirir cotas de participação, se tornar (associado, membro, cooperado etc).

Fazendo parte integrante de uma cooperativa, permitirá o cidadão não só usufruir dos produtos bancários já mencionados, como terá direito a voto e receber dividendos quando houver lucros e sobras de capital.

Conclusão: Cooperar é uma grande oportunidade de crescimento e ajuda mutua. Quem tem planos de obter algum lucro financeiro deve colocar na lista de prioridades uma visita a uma Cooperativa de crédito, avaliar os produtos e investimentos disponíveis.

Ser um cooperado é uma boa oportunidade de investir e ainda ter a disposição serviços bancários com taxas muito mais acessíveis.